Informações adicionais | O que é Vitamina D? A vitamina D (calciferol) é um micronutriente essencial para o funcionamento saudável do organismo. Existem dois tipos de vitamina D: D3 (colecalciferol) e D2 (ergocalciferol). Ambas ajudam a prevenir os sintomas de deficiência de vitamina D.
Como é obtida a Vitamina D? A exposição a iluminação ultravioleta é capaz de produzir a vitamina D3 na pele, que também pode ser encontrada naturalmente no leite, ovos e peixes gordurosos. Já a vitamina D2 é de origem vegetal e pode ser encontrada em cogumelos selvagens. Ambas ajudam a prevenir a deficiência de Vitamina D. Contudo cientistas apontam que a vitamina D2 possui bioeficácia menor que a D3.
Como é produzida a Vitamina D nos Seres Humanos? A vitamina D é produzida quando a radiação ultravioleta (UVB) luz solar atinge a pele. Dentro de poucas horas depois da exposição, 7-dehidrocolesterol, precursora presente na pele, isomeriza a pré-vitamina D3 e, posteriormente a vitamina D3. A vitamina D é transportada para o fígado e convertida em 25-hidroxivitamina D3 (calcidiol). No sangue os níveis variam de acordo com a exposição solar e alimentação. Assim, o calcidiol é um indicador dos níveis de vitamina D.
Insuficiência e Deficiência de Vitamina D: Se a produção de vitamina D ou a ingestão forem baixas, ocorrerá a insuficência de vitamina D. Este déficit eleva o risco de doenças. Os sinais clássicos da deficiência de vitamina D se desenvolvem com a piora do quadro médico. Inicialmente, os elevados níveis sanguíneos do hormônio da paratireóide causam osteoporose e um aumento do risco de fraturas. Através da alimentação este nível também não é atingível. Uma severa deficiência de vitamina D provoca uma falta de mineralização óssea, que se manifesta como o raquitismo nas crianças e osteomalácia em adultos |
---|
Advertência | Dica Essencial: Antes de fazer a suplementação da vitamina D3, é necessário a orientação médica avaliando assim a necessidade do uso da mesma.
Vitamina D3 Contra Indicações: A suplementação de vitamina D é contra indicada para casos de hipervitaminose, hipercalcemia ou osteodistrofia renal com hiperfosfatemia. Gestantes e mulheres em período de amamentação devem antes consultar o seu médico.
Vitamina D3 Reações Adversas: Altas doses de vitamina D elevam concentrações de cálcio sérico e desmineralização óssea com subsequente fragilidade destas estruturas mineralizadas, além da formação de cálculos renais. Este fenômeno ocorre devido à administração de doses desnecessárias, implicando no aumento da concentração plasmática de cálcio, paralelamente a uma maior absorção intestinal e maior liberação desse íon pelos ossos. O cálcio pode depositar-se em todo o corpo, sobretudo rins, onde pode causar uma lesão permanente. A função renal torna-se deficiente, implicando na excreção de proteínas pela urina e conseqüente elevação plasmática da concentração de uréia. Os sintomas mais comuns de intoxicação são: náuseas, vômitos, aumento da micção, hipertensão arterial, nervosismo, sede, prurido cutâneo e até mesmo insuficiência renal. Caso possua alguma reção indesejada suspensa seu uso e converse com seu médico ou farmacêutico.
Precauções no uso de Vitamina D3: Pessoas com arteriosclerose, insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia e insuficiência renal devem receber orientação médica para avaliar o uso da vitamina D3.
Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
Imagens meramente ilustrativas.
Pessoas com hipersensibilidade às substâncias não devem aplicar e ingerir o produto.
Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos.
Mulheres grávidas ou que estão amamentando, necessitam de orientação médica para utilizar o produto.
Recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
A eficácia e resultado do tratamento estão diretamente ligado ao uso correto da posologia e dose recomendada pelo médico ou profissional habilitado, devem-se levar em consideração as diferenças de cada indivíduo como velocidade do metabolismo, doenças crônicas e genética, não podendo ser considerado um produto que tenha efeitos iguais em todos os indivíduos.
AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Produto lacrado para sua proteção. Não utilizar em caso de violação.
Não podemos passar garantias sobre o efeito do produto já que não há estudos que comprovem que o resultado será o mesmo para qualquer pessoa.
O resultado pode variar de pessoa para pessoa, depende do organismo individual do usuário.
Não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. |
---|