Informações do produto | Coenzima Q10 o que é?
A coenzima Q 10 é uma provitamina lipossolúvel sintetizada endogenamente também conhecida como CoQ10 ou ubiquinona. Esta coenzima é encontrada em todas as células do corpo humano, e as maiores concentrações são observados no cérebro, coração, fígado e músculo esquelético. Localizada na membrana interna das mitocôndrias, esta coenzima realiza interação com enzimas complexas e específicas atuando como cofator essencial na cadeia respiratória mitocondrial. Essa coenzima possui a capacidade de proteger fosfolipídeos, proteínas da membrana mitocondrial e o DNA dos danos oxidativos, além de apresentar a capacidade de regenerar outros antioxidantes como a vitamina C e E. O organismo humano é capaz de produzir coenzima Q10, mas após os 30 anos de idade esta produção cai abruptamente, tornando a suplementação essencial para a saúde.
Como age Coenzima Q10?
A Coenzima Q10 é uma coenzima natural envolvida no transporte de elétrons na mitocôndria. É uma captadora de radicais livres e que tem propriedades antioxidantes e estabilizadoras da membrana. A Coenzima Q10 vem sendo amplamente estudada em pacientes com diversas doenças degenerativas e mostrando benefícios na redução da progressão do problema.
Para que serve a Coenzima Q10?
1) Combate ao envelhecimento: A entrada da Coenzima Q10 na mitocôndia, junto com sua conhecida ação antioxidante contribui diretamente para combater radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce.
2) Doenças Mitocondriais: Um estudo publicado por Berbel-Garcia (2004) mostrou que a CoQ10 pode ser um suplemento eficaz na melhora da qualidade de vida em casos de doenças mitocondriais.
3) Lesão Muscular: Um estudo avaliou a redução da lesão muscular em atletas japoneses com o uso de Coenzima Q10. Os resultados mostraram que a suplementação com Coenzima Q10 300mg, uma vez ao dia, reduz o risco de lesão muscular induzida por exercícios físicos em atletas treinados. Segundo os pesquisadores, a administração aguda de CoQ10 em jovens saudáveis modifica o metabolismo energético mitocondrial e os estímulos do sistema nervoso autônomo após a realização de exercícios físicos correlacionando a eficácia desta suplementação. |
---|
Composição | Coenzima Q10 100mg
Excipiente q.s.p |
---|
Validade | 4 meses |
---|
Indicações | Potente ação antioxidante;
Reduz o tempo de cicatrização;
Auxilia na diminuição da incidência de doenças neurodegenerativas;
Ajudar na melhora da função tireoidiana;
Auxilia na redução de lesões musculares;
Mantém o processo de renovação celular funcionando, diminuindo os efeitos do envelhecimento;
Melhora o metabolismo das prostaglandinas e otimiza a performance aeróbica;
Ajuda a diminuir o risco cardíaco. |
---|
Posologia | Tomar 01 cápsula diariamente com uma refeição. |
---|
Advertência | Coenzima Q10 é contraindicada para pacientes renais graves e hipoglicêmicos. Não há relatos de contra indicações para gestantes e mulheres em período de amamentação, contudo antes de fazer o uso de coenzima Q10 consulte seu médico. Como a coenzima Q10 reduzir a pressão arterial é extremamente importante comunicar seu médico caso passe por algum procedimento cirúrgico e descontinue seu uso com 14 dias de antecedência.
A suplementação de coenzima Q 10 pode apresentar efeitos no organismo como dores musculares, perda de apetite, enjôo, dores de cabeça, sudorese, insônia e distúrbios grastointestinais. Caso apresente algum destes sintomas, descontinue o uso e converse com seu médico ou farmacêutico.
Como parte da Coenzima Q10 é sintetizada a partir da tirosina, e outra parte é sintetizada a partir da Acetil-CoA pela via do mevalonato, mesma via utilizada nos primeiros passos da biossíntese do colesterol, alguns medicamentos para diminuição da pressão e dos níveis de colesterol sanguíneo são responsáveis pela inibição da produção e absorção da coenzima Q10.
Evite o uso de qualquer produto sem a orientação de um profissional habilitado.
Imagens meramente ilustrativas.
Pessoas com hipersensibilidade às substâncias não devem aplicar e ingerir o produto.
Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças e animais domésticos.
Mulheres grávidas ou que estão amamentando, necessitam de orientação médica para utilizar o produto.
Recomendamos a utilização do produto para pacientes de idade adulta.
A eficácia e resultado do tratamento estão diretamente ligado ao uso correto da posologia e dose recomendada pelo médico ou profissional habilitado, devem-se levar em consideração as diferenças de cada indivíduo como velocidade do metabolismo, doenças crônicas e genética, não podendo ser considerado um produto que tenha efeitos iguais em todos os indivíduos.
AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Produto lacrado para sua proteção. Não utilizar em caso de violação.
Não podemos passar garantias sobre o efeito do produto já que não há estudos que comprovem que o resultado será o mesmo para qualquer pessoa.
O resultado pode variar de pessoa para pessoa, depende do organismo individual do usuário.
Não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. |
---|
Referências Bibliográficas | Aberg,F.et al. Archives of Biochemistry and Biophysics. 1992; 295:230-234.
Berbel-Garcia A, et.al. Coenzyme Q10 improves lactic acidosis, strokelike episodes, and epilepsy in a patient with MELAS. Clinical Neuropharmacology. 2004; 27:187-191.
Bliznakov E. Aging, mitochondria, and coenzyme Q10: The neglected relationship. Biochimie, 1999; 81:1131-1132.
Burke BE, Neuenschwander R, Olson RD. Randomized, double-blind, placebo-controlled trial of coenzyme Q10 in isolated systolic hypertension. South Med J. 2001; 94:1112-1117.
Linnane AW, Kovalenko S, Gingold EB. The university of bioenergetics disease: age associated cellular bioenergetics degradation and amelioration therapy. Ann NY Acad Sci, 1998; 854:202-213.
Littarru GP. Energy and defense. Facts and perspectives on Coenzyme Q10 in biology and medicine. Casa Editrice Scientifica Internazionale. 1994; 1-91.
Lodi R. Treatment with coenzyme Q10 plus vitamin E improves in vivo cardiac and skeletal muscle bioenergetics in patients with Friedrich´s ataxia. Departament of Biochemistry, Universyti of Oxford, UK. 2000.
Palan PR, Strubde F, Letko J, Sadikovic A Mikhail MS. Effects of oral, vaginal and transdermal hormonal contraception on serum levels of Coenzyme Q10, Vitamin E, and total antioxidant activity. Obstetrics and Gynecology International, 2010. |
---|